Autor: Falcão, R. P. Q.

Orientador: Ferreira, J.B.

Ano: 2018

Resumo: Apesar do acentuado crescimento do uso de dispositivos móveis no contexto de viagens, muitas lacunas de pesquisa ainda estão presentes. A tese traz como inovação a combinação de construtos de modelos de aceitação de tecnologia, traços de personalidade e o efeito de moderação das gerações, visando propor e testar um novo modelo com equações estruturais. Uma fase qualitativa exploratória foi conduzida com 15 entrevistados, que forneceram indicações para composição de uma survey aplicada em 912 respondentes. Foram propostas relações dos traços de personalidade (introversão, abertura à experiências, instabilidade emocional, necessidade de excitação) com aspectos internos do sistema (utilidade percebida, facilidade percebida de uso, confiança e risco percebidos), além da conectividade ubíqua percebida. Por fim, outras relações entre os aspectos internos do sistema foram propostas com a atitude ao realizar a compra via dispositivos móveis e a intenção de compra de produtos e serviços turísticos. Foi também testado um possível efeito moderador das gerações sobre essas relações. Na amostra da geração X (N=587), a abertura a experiências apresentou efeito significativo sobre a utilidade utilidade percebida (H5) e risco (H8). Já a necessidade de excitação apresentou efeito significativo sobre a confiança (H12). Tanto a utilidade apresentou feito significativo sobre a atitude (H18), quanto também a facilidade de uso (H19), a confiança (H20) e a conectividade ubíqua percebida (H22). A conectividade ubíqua percebida também apresentou efeito significativo sobre a utilidade (H23) e sobre a facilidade de uso percebida (H24). Já a atitude apresentou efeito significativo sobre a intenção de compra (H25). Como resultados da amostra da geração Y (N=312), dos traços de personalidade, apenas a necessidade de excitação apresentou efeito significativo sobre a confiança (H12). Semelhante à amostra da geração X, tanto a utilidade apresentou efeito significativo sobre a atitude (H18), quanto também a facilidade de uso (H19), a confiança (H20). Na geração Y, a conectividade ubíqua percebida também apresentou efeito significativo sobre a utilidade (H23) e sobre a facilidade de uso percebida (H24),  assim como a atitude apresentou efeito significativo sobre a intenção de compra (H25). Não foi verificado, no entanto, um efeito moderador significativo das gerações sobre as relações propostas no modelo principal e nem nos modelos alternativos. Os traços de personalidade não se mostraram como antecendentes tão cruciais para se prever relações com os construtos de adoção de tecnologia (facilidade de uso, utilidade confiança e risco), atitude e inteção de compra. No entanto a conectividade ubíqua e o efeito das gerações sobre alguns elementos da compra via dispositivos móveis, parecem ser elementos importante para serem incluídos em análises gerenciais que venham a ser realizada no contexto dos turismo mediado por dispositivos móveis

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