Engenheiro Químico pela Escola Nacional da Química da Universidade do Brasil, é Professor Titular da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde trabalha desde 1970, Professor Colaborador do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ e Adjunct Professor da Louisiana State University(LSU), LA,EUA. Doutor em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (DEQ EPUSP -1990), com Pós Doutoramento na Rutgers University e na LSU em Ciência dos Materiais. Editor Associado do Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, atua em Ciencia dos Materiais e Engenharia Química, com ênfase no Desenvolvimento de Novas Aplicações de Análises Térmicas em Materiais e Processos. e em Reciclagem e Tratamento de Rejeitos e Efluentes Industriais. Tem trabalhado em: Controle de Qualidade e Caracterização de Matérias Primas e Produtos e Rejeitos industriais, Processamento Cerâmico e Mineral, Avaliação e Aproveitamento de Potencial Energético de Biomassa Natural e Residual e de Borras da Indústria de Petróleo, Desenvolvimento de Materiais de Construção Sustentáveis, Química e Processamento de Cimento e Gesso, Estabilidade Térmica e Oxidativa de Biodiesel e suas Blendas com Combustíveis e Lubrificantes, Captura de CO2 e SO2 e na Caracterização e Controle de qualidade de Peneiras Moleculares para Processamento de Gás natural.