Autor(a): FALCAO, R. P. Q.

Orientador: BORGES, A. P.

Ano: 2014

Resumo: Neste estudo buscou-se aprofundar o conhecimento do comportamento de consumo de turismo, de moradores da comunidade da Rocinha – Rio de Janeiro, que foi escolhida devido a seu contingente populacional e comércio ativo. A relevância deste trabalho se dá por três motivos: o porte do setor de turismo no Brasil, o tamanho e a importância crescentes da classe C, e a necessidade de se conhecer melhor este público. O turismo no Brasil já representa 3,7% do PIB segundo o Ministério do Turismo (MTUR, 2012) movimentando mais de 190 milhões de passageiros via aérea segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR, 2013) e 140 milhões via terrestre (ANTT, 2013). Ainda segundo o Ministério do Turismo (MTUR, 2012), o setor de turismo cresceu 18,5% no Brasil entre 2007 e 2011, devido ao mercado interno, com a ascensão de mais de 40 milhões de pessoas à “nova classe média” ou classe C (NERI, 2010). Esta inclusão de novos consumidores foi acompanhada de uma alteração de hábitos de consumo (NERI, 2010), sendo que a nossa classe C já ultrapassa 100 milhões de indivíduos segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (D´ANDRADE, 2012). O setor acadêmico brasileiro tem enfatizado diversos aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo, identificando características destes consumidores (PARENTE; BARKI, 2005), seu processo de compra (ASSAD; ARRUDA, 2006), o impacto do crescimento deste público nas estratégias de grandes empresas (SILVA; ZILBER, 2009), e no entendimento das estratégias de marketing voltadas ao varejo (PARENTE et al., 2007). Percebe-se, no entanto, lacunas de pesquisa em várias dimensões, como as enfocadas neste estudo. Utilizou-se como arcabouço teórico central deste trabalho a abordagem do modelo motivacional “push-pull” derivado dos trabalhos de Crompton (1979) e Dann (1981) para se analisar as motivações de consumo de turismo, assim como os perfis psicográficos de turistas, segundo Plog (1977). Foram entrevistados os empreendedores da agência de viagens VRM Turismo, presente nas comunidades da Rocinha e no Rio das Pedras, com o objetivo de se obter dados mais abrangentes do negócio. Numa segunda etapa entrevistou-se também 12 clientes escolhidos da agência, segundo critérios de tipicidade e acessibilidade (VERGARA, 2008). Utilizou-se o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2006), comparando-se as entrevistas em profundidade com as categorias de análises, à luz do referencial teórico. Os dados da pesquisa revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, sendo eles de origem nordestina, e comprando passagens para visitar seus parentes nas cidades ou estados de origem, embora não possamos concluir que indivíduos da classe C utilizam o turismo fundamentalmente por motivações familiares. Os entrevistados não compraram pacotes turísticos e, quando indagados também sobre seu destino de sonhos ou férias, os entrevistados expressaram um desejo de viajar para cidades do litoral Nordestino e poucos em visitar um país do exterior. Já o perfil psicográfico dominante nos indivíduos pesquisados foi o “psicocêntrico”. Acredita-se que este estudo trará contribuições para base de conhecimentos do comportamento de consumo da classe C brasileira, visando o desenvolvimento da atividade turística brasileira neste segmento tão relevante do mercado.