vale do silicioGrupo formado por empresas, pesquisadores e investidores pretende trazer programa do MIT para o Brasil pela primeira vez.

Um grupo de empresas, pesquisadores, investidores e representantes da esfera pública resolveu unir forças por um bem comum: transformar o estado do Rio de Janeiro em uma espécie de "Vale do Silício da energia". Para isso, pretende trazer pela primeira vez ao Brasil o MIT REAP, um programa de aceleração e empreendedorismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Dentre os membros do grupo estão: Hudson Mendonça (LabrInTOS COPPE/Abstartups), Marcus Vinicius Fonseca (LabrInTOS COPPE), Paulo Ganime (Deputado Federal NOVO-RJ), Luiz Carlos Ciocchi (Furnas), Orlando Ribeiro (CENPES/Petrobras) e Roberto Motta (Conselho da Economia do Conhecimento do Estado do RJ).

O anúncio foi feito sábado (19/10/19) durante o Hacking.Rio, festival de cultura digital realizado na capital fluminense. A proposta do MIT REAP é ajudar a desenvolver os ecossistemas locais de inovação e empreendedorismo, inspirando-se, por exemplo, no case de sucesso do Vale do Silício. Porém, em vez de copiar o seu modelo, a metodologia identifica as características e necessidades de cada região para impactá-la de maneira realmente eficiente.

No projeto atual, o grupo propôs a implementação da metodologia no Rio de Janeiro com o tema sustentabilidade e energia. Isso porque o estado reúne grandes empresas da área energética, do petróleo à energia elétrica.

collage vale do silicio

loaded
Topo