Tereza Raquel é Engenheira Química e Química Industrial pela PUC-RIO, Mestre em Química pelo Instituto de Química da UFRJ e Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2015) na área de gestão ambiental, com ênfase em gestão de resíduos sólidos industriais, inovação, sustentabilidade e simbiose industrial. Atualmente, se dedica às áreas de inovação tecnológica e propriedade intelectual, especialmente em elaboração/redação de patentes. No momento, é bolsista do CNPq pelo Programa de Capacitação Institucional e Desenvolvimento Tecnológico na Área Nuclear no projeto “Ampliação das aplicações da energia nuclear na indústria, agricultura, meio ambiente e saúde: estudo do portfólio tecnológico da CNEN para desenvolvimento de mecanismos de transferência de tecnologia ao setor produtivo nacional”, junto à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Além de colaborar na implementação do sistema de gestão da inovação da instituição, está inserida em dois projetos estruturantes: o primeiro, executado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do RJ; e o segundo, projeto FAPERJ que objetiva fazer o levantamento, estudo e diagnóstico das tecnologias geradas pela CNEN no RJ, para avaliação de suas potencialidades e prospecção de mercado, visando a transferência de tecnologia.  Suas publicações científicas mais recentes nos seminários nacionais, congressos e conferências internacionais tratam do estudo do portfólio de patentes em tecnologias nucleares e outras tecnologias competitivas da CNEN, com foco na sustentabilidade.