Autor: Hudson Lima Mendonça

Orientador: Jorge Ferreira da Silva

Ano: 2019

Resumo: A transição energética se põe como um dos grandes desafios de nosso tempo. Até 2050 são previstos mais de US$ 13 trilhões de investimentos só em energia elétrica, sendo 77% em fontes renováveis. Nesse contexto o paradigma das inovações abertas deve exercer um papel fundamental, reduzindo os custos das tecnologias atuais, criando novos mercados e remodelando os existentes através da interação dos cinco principais atores desse processo: universidades, corporações, governos, empreendedores e capitalistas de risco. No nosso primeiro artigo, mostramos a importância da interação desses três primeiros atores ao redor de políticas públicas orientadas às missões. Construímos um framework capaz de endereçar as melhores práticas desse tipo de política quando estas são aplicadas à transição energética. No segundo, buscamos identificar os padrões que levaram startups de energia ao sucesso ou ao fracasso o longo dos últimos 20 anos. Descobrimos que os modelos de negócio, os valores investidos e o perfil dos investidores exerceram um papel fundamental nestas trajetórias. Por fim, dada a relevância da relação entre startups e corporações na transição energética, analisamos no terceiro artigo o papel do corporate venture capital (CVC) ao longo dos últimos 25 anos e identificamos a existência de uma quinta onda de CVC, que possui notáveis particularidades e que leva as unidades de CVC ao centro estratégico de inovação das corporações modernas. De modo geral concluímos que todos os cinco principais atores possuem papeis distintos, mas fundamentais, na transição energética.

Confira a tese completa AQUI.