químicaOs principais desafios contemporâneos da química não se restringem aos laboratórios. Existem hoje questões globais que envolvem toda a sociedade como, por exemplo, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e a produção de energia.

Os principais desafios contemporâneos da química não se restringem aos laboratórios. Existem hoje questões globais que envolvem toda a sociedade como, por exemplo, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e a produção de energia.

Terry Renner, diretor executivo da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), afirmava, por ocasião do Ano Internacional da Química (2011) que "o foco das ações da instituição divide-se em cinco tópicos: "água", "alimentos e nutrição", "saúde", "energia" e "química verde". São cinco questões de alcance global. Para que a discussão em torno desses tópicos seja efetiva, temos que envolver toda a sociedade e, em particular, três setores: os formuladores de políticas públicas; a indústria e outros responsáveis pela aplicação da ciência; e a própria comunidade de cientistas, em especial por meio das sociedades científicas", afirmou Renner.

Para muitos cidadãos, a imagem da química ainda é negativa, com um quê de medo. Aquímica no imaginário das pessoas não corresponde frequentemente à importância dessa área do c o n h e c i m e n t o n a s á r e a d e p e s q u i s a , desenvolvimento e da própria economia. Por exemplo, cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da Inglaterra provém de atividades ligadas às diversas área da química. Segundo Renner, "a sociedade vê a química como algo obscuro, como causa de problemas e não como oportunidade de solução. Reconhecemos que temos [IUPAC] muita dificuldade em relação à comunicação com a sociedade. Ainda não conseguimos mostrar às pessoas que a química contribui diariamente para melhorar suas vidas", afirmou. Patrick Teyssonneyre, diretor de inovação e tecnologia da Braskem, afirmou em recente entrevista que "como em diversos setores da economia, as empresas químicas enfrentam atualmente um dos maiores desafios impostos pelo mercado do século XXI: compreender e trabalhar com a evolução das tecnologias exponenciais."

Aimportância do tema ora em discussão pode ser atestada pela realização, em agosto do corrente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) do 1º Simpósio Desafios e Oportunidades do Futuro Profissional da Área de Química. A Associação Brasileira de Química, em boa hora, coloca este tema como carro-chefe de seu evento mais importante e o mais tradicional da química brasileira.

Veja a matéria na íntegra aqui

Data: jul/ago/set 2017

Veículo: Revista de Química Industrial

loaded
Topo