Autor: Ana Luiza Lima de Souza

Orientador: Marcus Vinicius de Araujo Fonseca e Maria de Fátima Bruno-Faria

Ano: 2015

Resumo: O presente trabalho analisa as condições propícias à inovação a partir da avaliação da cultura de inovação e do emprego de técnicas de gestão da inovação, e suas relações com a maturidade em gestão competitiva de seis empresas de base tecnológica. Tais organizações foram graduadas pela Incubadora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto foram realizados seis estudos de caso, cujos dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos gestores/fundadores das empresas. As análises realizadas mostram pontos comuns e divergências entre as empresas pesquisadas. Os resultados do estudo indicam aspectos que podem levar as empresas pesquisadas a promoverem melhorias em relação às condições propícias à inovação e suas contribuições à maturidade competitiva.