Autor(a): Brites Fontoura Rangel

Orientador: Luís Marcelo Marques Tavares Jo Dweck (Colaborador Marcus Vinicius de Araujo Fonseca)

Ano: 2015

Resumo: Um novo material cerâmico foi previamente desenvolvido a partir do resíduo sólido de xisto industrialmente pirolizado. Trata-se de um sólido poroso, constituído majoritariamente por poros fechados, os quais são produzidos durante o processamento térmico do resíduo de xisto pirolizado em ar a temperaturas de até 1140°C, tornando-o um material potencialmente adequado para o isolamento térmico e acústico. Esta tese apresenta os resultados de DRX e FRX, porosimetria, microscopia de aquecimento, dilatometria, análise térmica, condutividade térmica e de resistência mecânica a partir de análises efetuadas com este material, os quais revelam a composição, estrutura, densidade, condutividade térmica, rigidez, além de alterações morfológicas e de fase que ocorrem a partir de 400°C para 1400°C. O trabalho propõe, ainda, uma nova metodologia para cálculo do coeficiente de expansão térmica a partir das imagens de microscopia de aquecimento na faixa de temperatura durante a qual o material apresenta-se em fase sólida, antes de perder a sua forma. A elevada porosidade proporciona características de flutuabilidade e de isolamento térmico. As análises de TG, DTG e DTA demonstraram sua muito boa estabilidade térmica a temperaturas até 1100°C, além de uma mudança significativa no seu calor específico entre 600°C e 1100°C. A condutividade térmica baixa, associada com a estabilidade a alta temperatura, indica o material como isolante térmico e permite a sua utilização mesmo em temperaturas elevadas.