Doutora em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ, 1997, com a tese “Dinâmica e Gestão da Inovação: o papel das empresas industriais químicas”; Mestre em Economia Industrial, IEI/UFRJ, 1988; Bacharel em Economia, FEA/UFRJ, 1977. Professora Colaboradora Voluntária do Instituto de Economia da UFRJ desde 2015. Atua na Pós-Graduação no Programa de Economia Industrial e da Tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Cândido Mendes-Campos dos Goytacazes. Faz parte do Grupo de Economia da Inovação, criado em 1995. Possui 9 livros publicados (organização e texto integral) e inúmeros artigos no Brasil e no exterior. Seus projetos atuais incluem pesquisas sobre: Produção e Fornecimento de Antirretrovirais Genéricos depois de 2005: uma análise a partir do caso do Brasil e da Índia; Avaliação legal, técnica e econômica da capacidade de produção brasileira dos medicamentos antirretrovirais genéricos; e Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de seu Entorno. Reflexo das Políticas Industriais e Tecnológicas de Saúde Brasileiras na Produção Local e no Fornecimento ao SUS, financiado pelo CNPq. Representante no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.