Gláucia Araripe é Analista de Sistemas formada pela UFRJ e licenciada em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade Veiga de Almeida. Possui especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio e Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ. Funcionária da UERJ, já trabalhou na Superintendência de Recursos Humanos, na Diretoria de Comunicação Social, na Revista de Enfermagem UERJ e na Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da instituição. Mais de 150 trabalhos em Assessoria e Revisão de teses, artigos e livros em parceria com dezenas de instituições universitárias. Morou na França e Colômbia. Nesta última, fez curso de formação para ensino de Português para estrangeiros no Instituto de Cultura Brasil Colômbia, tendo lecionado no próprio instituto e na Universidad de la Savana.