inovacao palestra

No dia 27 de agosto ocorrerá o Seminário de inovação em serviços: Caso Sofosbuvir, o evento ocorrerá no Auditório do pavilhão de Ensino – INI/Fiocruz de 09h00 às 12h30. 

Síntese do Caso:
Testes realizados por pesquisadores da Fiocruz indicam que o sofosbuvir, fármaco utilizado no Tratamento da Hepatite C, pode combater também o vírus da Febre Amarela. Hospitais, clínicas e centros de pesquisa do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo já iniciaram o uso compassivo do medicamento.

Em 2017, um estudo liderado pela mesma equipe da Fiocruz demonstrou que o sofosbuvir possui ação contra o vírus da Zika, ao inibir a replicação viral e proteger as células da infecção. Outra pesquisa realizada no Canadá identificou eficácia do antiviral também na Dengue. Os vírus da Hepatite C, Dengue, Zika e Febre Amarela, são da mesma família Flaviviridae, o que pode explicar essa relação.

Os testes mais recentes, realizados para o combate da Febre Amarela, foram feitos em camundongos, mas por causa da consistência nos achados e iminente epidemia, o fármaco recebeu autorização da Anvisa para ser experimentado em humanos em estado grave, sem outra opção de tratamento, começando pelas regiões mais afetadas.

Data: 27 de agosto de 2018
Horário: 09h00 as 12h30
Local: Auditório do pavilhão de Ensino – INI/Fiocruz
Coordenação/Organização: Estevão Portela e Mirian Miranda Cohen

Confira AQUI a programação do evento. 

 

loaded
Topo