Autores: Cruz, E.P.; FALCAO, R. P. de Q.; Barreto, C. R.

Veículo/Evento: GESTÃO & PLANEJAMENTO (SALVADOR), v. 18, p. 37-54, 2017.

Tipo: Artigo Periódico

Ano: 2017

Resumo: O objetivo do estudo é oferecer uma contribuição às teorias de empreendedorismo imigrante no contexto dos empresários brasileiros nos EUA, através de uma investigação exploratória, em duas comunidades brasileiras com significativa população e atividades empreendedoras. A pesquisa tem por base o perfil da atividade empreendedora, as razões para a imigração e o impacto na opção por buscar o mercado dominante ou o empreendedorismo étnico. Foram utilizadas as teorias dos capitais (humano, social e econômico), estudos sobre transnacionalismo e empreendedorismo étnico. A análise qualitativa está fundamentada em 80 entrevistas em profundidade com empresários escolhidos segundo critérios de acessibilidade e tipicidade. Os resultados indicam que as provisões de capital dos empreendedores imigrantes e suas identidades sociais têm influência sobre as escolhas de qual mercado alvo será enfocado: o ‘enclave étnico’ ou o ‘mercado dominante’.