hack in rioO Hacking.Rio, evento que promove palestras e maratonas de programação de computadores acontece, nos dias 18 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento, que conta com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, coordenado pelo professor Marcus Vinicius de Araujo Fonseca, será realizado no Aqwa Corporate – Via Binário do Porto, 299 – Santo Cristo – RJ.

Essa é a segunda edição do Hacking.Rio, que reúne de hackers a profissionais e estudantes de diversos segmentos que desenvolvem hardwares, softwares, aplicativos e soluções inovadoras. Na primeira edição, em 2018, mais de 700 pessoas participaram, tornando este o maior Hackaton da América Latina. As inscrições para este ano já estão abertas pelo site do evento: www.hackingrio.com.

De acordo com o também coordenador do LabrInTOS, Hudson Mendonça, o principal objetivo do evento é apoiar a transformação do Rio em um grande ecossistema de inovação. No evento que terá uma parte dedicada à realização de palestras, Hudson e o professor Marcus Vinicius participarão de painéis sobre ‘Energia’ e ‘Hubs de Inovação. Vale lembrar que estudantes e professores da Coppe terão desconto de 30% nos ingressos para as palestras, utilizando o código LABRINTOS.

Já no hackaton a ideia é reunir programadores e especialistas de outras áreas para encontrar soluções inovadoras para a cidade e para o Estado. “A proposta é sempre reunir pessoas que entendam de computadores com aquelas que trabalham em outras atividades para encontrar soluções inovadoras”, disse Mendonça.

A equipe vencedora do evento em 2018 utilizou os sensores da câmera do computador para medir reações e engajamento de alunos de ensino a distância. Uma inteligência artificial transformava as reações em números, que analisam o percentual de chance de evasão, fazendo um rankeamento entre os estudantes. Com isso foi possível adaptar o conteúdo e atuar de forma personalizada para cada aluno. “É claro que era uma versão de fim de semana, mas servia como ponto de partida para aperfeiçoamento posterior”, esclareceu.

Apesar das inscrições serem feitas individualmente, a participação no Hacking.Rio será, obrigatoriamente, em grupos compostos por três cinco integrantes. Os organizadores recomendam que pelo menos um membro da equipe tenha conhecimento e/ou experiência em programação, desenvolvimento web e/ou mobile, designer e empreendedorismo/administração.

Os participantes que se inscreverem individualmente e não tiverem equipe formada, vão compor suas equipes no próprio evento, de acordo com os critérios estabelecidos pela organização. Na abertura será realizada a recepção dos participantes, a formação das equipes e serão realizadas palestras curtas sobre assuntos relacionados ao tema e sobre as atividades que serão desenvolvidas do hackathon. Outras etapas vão acontecer em seguida: Espaço de Ideias (explicitação de problemas para os participantes proporem soluções inovadoras), Maratona de Desenvolvimento (desenvolvimentos das propostas), e Apoio e Mentoria (atividades terão o apoio de mentores técnicos e especialistas).

O Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, é formado por profissionais do mercado, alunos de pós-graduação, pesquisadores e docentes comprometidos com o tema inovação e sua gestão.

 

loaded
Topo